TERMOS E CONDIÇÕES
Os presentes Termos e Condições são complementares das normas legais que disciplinam os jogos cuja exploração está atribuída à Associação Gestora de Jogos Sociais de Moçambique (SOJOGO). Ao jogar através da Plataforma de Jogo da SOJOGO, o que compreende a utilização quer do Website, quer do telefone móvel (site mobile e canal USSD), o Apostador reconhece expressamente que leu, entendeu e aceita, integralmente e sem reservas, os Termos e Condições seguintes.
DEFINIÇÕES
Para efeito dos presentes Termos e Condições, considera-se:
- «Aposta», o prognóstico efetuado e pago através da Plataforma de Jogo da SOJOGO;
- «Aquisição de apostas», o contrato de compra e venda de jogo cuja celebração se inicia com o pagamento antecipado das apostas e se conclui no momento em que o utilizador escolhe os jogos e as correspondentes apostas e estas são registadas e validadas no sistema informático da SOJOGO;
- «Canal USSD», a tecnologia interativa, baseada em menus, suportada por quase todos os telemóveis. O formato de código curto USSD é definido pelos sinais * e # no início e no final da série de dígitos;
- «Carteira móvel», o meio de pagamento eletrónico que permite o armazenamento de dados financeiros, para que os mesmos possam ser usados, neste âmbito, para adquirir apostas através da utilização de telemóvel e para carregamento da Conta de Apostador;
- «Conta de Apostador», o suporte, associado ao registo do Apostador, que permite usufruir dos serviços disponibilizados pelo Website e Site Mobile, nos termos e segundo os requisitos definidos nos presentes Termos e Condições, e no qual são creditados e debitados todos os movimentos decorrentes das transações efetuadas pelo Utilizador na plataforma de jogo;
- «Cancelamento da Conta de Apostador», a ação que determina o encerramento da conta por iniciativa do Utilizador;
- «Desativação da Conta de Apostador», a ação que determina o encerramento da Conta de Apostador por iniciativa da SOJOGO;
- «Jogos sociais», os jogos cuja exploração se encontra atribuída pelo Estado Moçambicano, para todo o território, à SOJOGO, o que inclui nomeadamente apostas mútuas e lotarias;
- «Plataforma de Jogo», a Infraestrutura técnica, gerida pela SOJOGO, onde se assegura a gestão dos serviços associados à exploração online dos jogos sociais explorados pela SOJOGO;
- «Site Mobile», o site desenvolvido para dispositivos móveis, mediante o qual é possível beneficiar de todos os serviços disponibilizados pelo Website da SOJOGO relativos à participação nos jogos sociais explorados por aquela entidade;
- «Utilização não autorizada», o Utilizador é responsável pelo uso correto da respetiva conta, não podendo, designadamente, facultá-la a terceiros, na medida em que a Conta de Apostador só pode ser movimentada por iniciativa deste. A utilização não autorizada da Conta de Apostador origina responsabilidade civil e penal, nos termos da lei geral;
- «Utilizador», o individuo, com idade igual ou superior a 18 anos, que se regista, e joga através da Plataforma de Jogo, passando a ser responsável pelo seu uso correto, nos termos da lei e dos presentes Termos e Condições;
- «Website», o Portal que permite a receção, registo e pagamento eletrónico de apostas nos concursos de apostas mútuas, a compra de bilhetes desmaterializados da lotaria, a participação nos respetivos sorteios adicionais e promocionais, bem como o recebimento eletrónico de prémios dos mesmos jogos
REQUISITOS DE UTILIZAÇÃO DA CONTA DE APOSTADOR NO WEBSITE E NO SITE MOBILE
- A Conta de Apostador pressupõe a definição de um Utilizador e de uma password.
- Para preenchimento do formulário de registo do Apostador é devida a inscrição dos seguintes dados: nome completo, data de nascimento, morada e localidade de residência, telefone e endereço de correio eletrónico.
- Os dados indicados no ponto anterior são de preenchimento obrigatório para efeito de registo da identidade do Apostador e sem os quais a utilização da Conta de Apostador não se torna efetiva.
- O Apostador garante que os dados pessoais, inseridos no formulário de registo, são verdadeiros, exatos e completos, obrigando-se a comunicar à SOJOGO qualquer alteração aos mesmos. A SOJOGO não será, em caso algum, responsável pela incorreção dos dados de registo inscritos pelo Apostador no formulário de registo.
- Os dados pessoais do Utilizador são processados e armazenados informaticamente numa base de dados pertencente à SOJOGO e destinam-se a ser utilizados por esta, exclusivamente, no âmbito e para os fins descritos nos presentes Termos e Condições, com garantias de segurança e confidencialidade. Ao proceder ao seu registo no Website ou no Site Mobile, o Utilizador autoriza, sem reservas, que a SOJOGO aceda aos seus dados pessoais e os utilize nos termos e para os fins aqui previstos.
- O Apostador é responsável por manter a confidencialidade dos seus dados de acesso, obrigando-se, nomeadamente, a não os transmitir a terceiros, bem como pela sua utilização.
- O Apostador é exclusivamente responsável pelo correto uso da sua Conta de Apostador obrigando-se a não fazer qualquer utilização da mesma considerada abusiva, fraudulenta ou contrária à lei ou aos presentes Termos e Condições. Designadamente, o Apostador não pode usar a sua Conta de Apostador de modo a causar perturbações ao normal funcionamento da Plataforma de Jogo.
- A Conta de Apostador só pode ser movimentada por iniciativa deste.
- Não são permitidas transferências de dinheiro entre Contas de Apostadores.
- A cada Apostador, após o registo se tornar efetivo, será:
- Criada uma Conta de Apostador, associada ao respetivo registo;
- Conferida a possibilidade de o Utilizador aceder aos jogos disponibilizados pela SOJOGO, no respetivo Website e no Site Mobile, nomeadamente realizar consultas, dispor do saldo da sua conta, receber prémios, bem como aceder ao registo das transações efetuadas.
- A SOJOGO pode desativar a Conta de Apostador, nomeadamente em caso de dúvida sobre a veracidade dos dados pessoais fornecidos pelo seu Utilizador ou de suspeita de utilização abusiva, fraudulenta ou contrária à lei ou aos presentes Termos e Condições.
- Quando proceder à desativação da Conta do Apostador a SOJOGO deve, quando aplicável, informar, por escrito, o Utilizador, indicação dos respetivos fundamentos e efeitos, e, se for o caso, do montante do saldo a transferir para a respetiva conta bancária.
- O Utilizador pode solicitar à SOJOGO, por escrito, a todo o tempo, o cancelamento da sua Conta remetendo a captura de ecrã indicando o saldo da conta, fazendo evidência de que é o titular a solicitar o respetivo cancelamento.
- Cancelada a Conta de Apostador, e assegurada a condição descrita no ponto anterior, a SOJOGO fica obrigada a assegurar a transferência, do saldo credor da respetiva Conta de Apostador para a conta bancária indicada e titulada por este.
- A desativação e o cancelamento da Conta de Apostador impedem o Utilizador de realizar quaisquer operações de jogo.
REQUISITOS DE UTILIZAÇÃO DO CANAL USSD
- Para jogar no canal USSD, o Apostador tem de possuir um telemóvel devidamente registado numa operadora de telecomunicações que atue em Moçambique.
- O Apostador deve, igualmente, deter uma Carteira Móvel, associada a uma operadora de telecomunicações que atue em Moçambique, a qual lhe vai permitir realizar apostas, armazenar pagamentos e saldos e receber prémios.
CARREGAMENTO DA CONTA DE APOSTADOR
- O carregamento da Conta de Apostador pode ser efetuado utilizando a rede ATM ou o sistema
- A Conta de Apostador é denominada em meticais, correspondendo o seu carregamento mínimo a 60,00MT.
- O carregamento da Conta de Apostador é efetuado através da rede informática interbancária, a qual não é da responsabilidade da SOJOGO, considerando-se que venha a ser automaticamente creditado no saldo de apostas da Conta de Apostador.
- Para carregar a Conta de Apostador, o Utilizador deve obter a referência de carregamento no Website ou no Site Mobile. A referência de carregamento é gerada automaticamente pela plataforma de jogo com base no montante de carregamento introduzido pelo Utilizador nos Sites indicados.
- Para carregar a Conta de Apostador através da rede ATM, o Utilizador deve dirigir-se a uma caixa automática, ou aceder ao sistema homebanking, e preencher os seguintes campos:
- Entidade: 91091
- Referência: Número a obter através do Website ou do Site Mobile.
CARREGAMENTO DA CARTEIRA MÓVEL
O carregamento da Carteira Móvel será efetuado de acordo com os termos e condições definidos pela operadora de telecomunicações moçambicana a que se encontra associada.
JOGAR
- Através da Conta de Apostador
- Após o registo e o carregamento da Conta de Apostador, o Utilizador para jogar deve identificar-se (através do preenchimento do respetivo Utilizador e password), selecionar o jogo pretendido e indicar as apostas que deseja efetuar.
- Se a Conta de Apostador não possuir fundos suficientes para as apostas efetuadas, o Utilizador não será capaz de participar no jogo que escolheu.
- Através da Carteira Móvel
- O Utilizador para jogar, através do canal USSD, deve digitar *124# e escolher a opção SOJOGO, selecionar o jogo pretendido e indicar as apostas que deseja efetuar.
- O Utilizador pode optar por jogar utilizando o saldo de que dispõe na Carteira Móvel ou na respetiva conta bancária.
- Quando o apostador escolhe a opção “Jogar última chave?” na área do Totoloto, a chave do Totoloto que é disponibilizada, corresponde à chave da última aposta registada pelo apostador, nesse mesmo jogo. Se o apostador apostou no Joker, na última aposta registada, o número do Joker disponibilizado será aleatório.
- O Utilizador é inteiramente responsável pelas apostas que efetua, nos termos descritos nos pontos anteriores, competindo-lhe assegurar que os detalhes das mesmas se encontram corretos.
- As apostas validamente efetuadas, através da Plataforma de Jogo, não podem ser anuladas pelo Utilizador.
- As regras relativas aos jogos disponibilizados pela SOJOGO, nomeadamente ao nível das condições de participação e prognósticos, encontram-se detalhadas nas respetivas Regras Especificas de cada jogo.
PREÇO DAS APOSTAS E DOS SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES
O preço das apostas é o que consta da legislação aplicável a cada jogo social.
PAGAMENTO DE PRÉMIOS NO WEBSITE, NO SITE MOBILE E NO CANAL USSD
O pagamento de prémios correspondentes às apostas efetuadas através da Plataforma de Jogo, obedece às seguintes regras:
- Os prémios de valor igual ou inferior a 25.000,00MT, relativos a apostas efetuados no Website e no canal USSD são, respetivamente, transferidos automaticamente para a Conta de Apostador ou para a carteira móvel do apostador.
- Os prémios de valor superior a 25.000,00 MT e inferior a 300.000,00 MT são pagos por transferência para a conta bancária indicada pelo apostador após envio para a SOJOGO do código da aposta, de comprovativo do número internacional de conta bancária (IBAN) domiciliada em Moçambique, de documento emitido pela operadora de telecomunicações a atestar que o número de telemóvel é titularidade do apostador e de fotocópia de documento de identificação válido com fotografia.
- Os prémios de valor igual ou superior a 300.000,00 MT são pagos junto da SOJOGO, ou junto das entidades bancárias por ela indicadas, por transferência para a conta bancária do apostador após a recolha e verificação presencial dos documentos previstos no ponto anterior.
CADUCIDADE DO DIREITO A PRÉMIOS
- Prémios de valor igual ou inferior a 25.000,00 MT, o direito ao pagamento é assegurado nos termos e para os efeitos previstos no ponto 8.1.
- Prémios de montante superior a 25.000,00 MT: O direito ao pagamento caduca no prazo de 30 dias sobre a data do respetivo concurso ou do sorteio nos termos do disposto das Regras Especificas do jogo a que respeite.
REGULARIZAÇÕES ADMINISTRATIVAS DA CONTA DE APOSTADOR
- A recuperação do carregamento da Conta de Apostador pode ser efetuada a pedido do Utilizador desde que o respetivo montante ainda se encontre disponível no saldo da Conta de Apostador.
- O pedido de recuperação deve ser efetuado pelo Utilizador, por escrito e dirigido à SOJOGO, acompanhado de documento comprovativo do carregamento.
- Para efetuar as regularizações administrativas previstas nos presentes Termos e Condições, a SOJOGO pode exigir ao Utilizador a apresentação da documentação que considerar necessária para o efeito.
PROIBIÇÃO DE UTILIZAÇÃO A MENORES DE IDADE E EQUIPARADOS
Só é permitido jogar a pessoas com idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos e que detenham plena capacidade para a celebração do contrato de jogo.
DENÚNCIA DO CONTRATO
O uso não autorizado da Plataforma de Jogos origina responsabilidade civil e penal e permite à SOJOGO desativar a Conta de Apostador e fazer cessar unilateralmente o contrato de compra e venda de apostas.
ALTERAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES
A SOJOGO pode, a qualquer momento, alterar as presentes Condições, assim como as condições de acesso à Plataforma de Jogo e o conteúdo do Website e do Site Mobile, desde que informe os Utilizadores dessas alterações com a antecedência mínima de 5 (cinco) dias.
RESOLUÇÃO DE LITÍGIOS
Nos termos da legislação aplicável aos jogos sociais, compete ao Júri das Reclamações apreciar e decidir as reclamações relativas ao pagamento de prémios correspondentes às apostas registadas na Plataforma de Jogo.
FORÇA MAIOR
- A SOJOGO pode, em qualquer altura, por razões de segurança ou para proteção do Utilizador, impedir, temporária ou definitivamente, o acesso à Plataforma de Jogo, sem prejuízo do pagamento dos prémios ou da recuperação de carregamentos ou de saldos a que haja lugar.
- A SOJOGO não será, em caso algum, responsável por atrasos provocados por quebras ou sobrecargas na rede de comunicações que impeçam o registo e validação de apostas nos termos da lei e das regras específicas dos jogos, sendo absolutamente alheia a quaisquer anomalias ocorridas no envio ou receção de mensagens com origem na rede ATM, na rede de telecomunicações móveis ou Internet, ou no dispositivo tecnológico que utiliza.
LEI APLICÁVEL
- Os presentes Termos e Condições encontram-se sujeitos à Lei Moçambicana.
- Eventuais litígios que possam surgir entre as partes relativos à interpretação, validade, aplicação ou incumprimento dos presentes Termos e Condições, devem ser resolvidos amigavelmente, e de boa-fé, no período de 20 dias contados da data em que o diferendo seja comunicado a uma parte pela outra.
- Se não for possível resolver o litígio no prazo estipulado, serão os tribunais Moçambicanos competentes para a sua resolução.
CONTACTOS
SOJOGO Associação Gestora dos Jogos Sociais
Av. Samora Machel, 11-1º – Maputo – Moçambique
Telefone: (258) 21 302411 | (258) 823002225 | (258) 823002226
Fax: (258) 21 306628
E-mail: [email protected]