top of page

SOJOGO Apoia ADEMO no Fortalecimento da Inclusão de Pessoas Com Deficiência

  • Writer: Sojogo
    Sojogo
  • Nov 25
  • 2 min read
ree

A SOJOGO, única entidade a operar na área dos jogos sociais sem fins lucrativos em Moçambique, irá homenagear, na sua 48.ª extracção da lotaria, a ter lugar no dia 29 de Novembro, a Associação dos Deficientes Moçambicanos (ADEMO).


Com parceria estabelecida com a SOJOGO desde 2004, a ADEMO, fundada em 1989 e com implementação nacional, foi pioneira na defesa de pessoas com deficiência no País, tendo, de acordo com uma nota de imprensa da SOJOGO, contribuído substancialmente para aprovação e promulgação da lei 10/2024, que estabelece a promoção e protecção dos direitos da pessoa com deficiência em Moçambique.


Segundo o mesmo comunicado, a actuação da ADEMO é sobretudo efectuada ao nível da mudança de mentalidades. “Temos uma forte intervenção na área da educação das crianças e jovens com necessidades especiais, tanto a nível físico como mental. É comum os pais que têm filhos deficientes olharem para eles como um caso perdido. Para os pais não há nada a fazer, os filhos têm de ficar em casa. É nessa altura que a ADEMO intervém, consciencializando-os para a necessidade de os filhos socializarem, irem à escola. No fundo, tentamos retirar o estigma da criança deficiente. O impacto da nossa actuação não é só medido nas pessoas com deficiência, mas igualmente nas famílias e nas comunidades que são atingidas com a mudança de mentalidades”, esclarece o presidente da associação, António Nhantumbo.


Para quebrar mais facilmente o estigma social, os activistas que a ADEMO envia para o terreno são, muito deles, pessoas com deficiência. “Priorizamos activistas com deficiência porque quando se vai a casa de uma família onde existe alguém com necessidades especiais é mais fácil darmos o nosso próprio exemplo com pessoas deficientes. Os pais, com o incentivo de uma pessoa deficiente, revelam-se mais abertos às nossas ideias. A nossa mensagem é: tal como os nossos activistas foram capazes de ultrapassar os obstáculos os seus filhos também serão”, acrescentou António Nhantumbo.


Para a directora-geral da SOJOGO, Alcinda Santiago, a ADEMO pode sempre contar com a operadora de jogos sociais na “defesa e promoção da inclusão social, no acesso a oportunidades e no fortalecimento de capacidades das pessoas com necessidades especiais em Moçambique. Esta iniciativa reflecte o compromisso de ambas as entidades em contribuir activamente para uma sociedade mais justa, acessível e solidária



 
 
bottom of page