Jardim Zoológico homenageado na última extracção do ano da lotaria da SOJOGO
- Sojogo

- Dec 26, 2025
- 1 min read

A Associação do Jardim Zoológico de Moçambique (AJZM) será a última entidade a ser homenageada pela SOJOGO – a única operadora na área dos jogos sociais em Moçambique que não tem em vista o lucro – nos bilhetes de lotaria no presente ano de 2025. Deste modo, as cautelas da 52ª extracção terão a efigie da AJZM, reforçando a parceria entre as duas instituições que remonta a 2004.
No próximo ano, 2026, o processo irá continuar nos mesmos moldes até que sejam distinguidas todas as associadas da SOJOGO nas suas fracções de lotaria.
Fundada em 1929, a AJZM edificou um jardim zoológico considerado, à época, como um dos melhores de África. Porém, actualmente, o modelo do zoo – que nos últimos anos perdeu mais de metade do seu terreno – já não obedece minimamente aos padrões internacionais de um zoológico do século XXI.
De acordo com a vice-presidente da AJZM, Helena Nicolau, “a intenção é preservar este importante pulmão verde da cidade, transformando-o num espaço multi-funcional, com áreas de restauração, lazer, entretenimento infantil e uma componente animal, embora esta última, ao contrário do que sucedeu até aqui, será sempre reduzida.”
Para a Directora-Geral da SOJOGO, Alcinda Santiago, “a iniciativa insere-se no nosso compromisso de responsabilidade social e na valorização de instituições que desempenham um papel relevante no desenvolvimento sustentável do país. A AJZM tem-se afirmado como uma referência na protecção da vida animal e na promoção da sensibilização dos moçambicanos para necessidade de conservação da natureza.”
Fonte: O Canal


